Força Para Viver


Introdução do Livro:

"Leia isto antes de começar" 

Jamie Buckingham

Numa manhã de domingo, não muito tempo atrás, três homens entraram engatinhando na cabine de uma espaçonave de aspecto estranho, que estava presa a um gigantesco foguete no Cabo Kennedy, na Flórida. Enquanto todo o mundo aguardava, fascinado, começou a contagem regressiva para o lançamento da espaçonave Colúmbia.
Antes disso, jamais uma espaçonave decolara da terra, orbitara em torno do planeta e voltara em vôo controlado, aterrissando como um avião. Foi necessária muita força para realizar tal missão.
O foguete que levou a espaçonave media 61 metros.
Pesava duas mil toneladas (isso mesmo, dois milhões de quilos!)
Só de combustível carregava um milhão e novecentos mil litros!
Seu empuxo era de mais de dois milhões de quilos – força suficiente para levar a espaçonave a uma altitude de 37 quilômetros em apenas dois minutos.
Depois da decolagem inicial, a Colúmbia subiu a ama altitude de 300 quilômetros e orbitou em volta da terra a uma velocidade de 27.000 quilômetros por hora.
Em sete dias, fez 113 órbitas em volta da Terra.
Foi uma das maiores demonstrações de força já vistas no mundo.
Os jornalistas compararam a espaçonave a uma águia, mas ela não era uma águia. Era apenas um amontoado de metal. Quando sua força acabou ela caiu do céu, com suas chapas inferiores brilhando com o calor da reentrada na atmosfera, e acabou sua missão pousando como um planador nas planícies salgadas do deserto da Califórnia.
A espaçonave Colúmbia foi uma realização científica espetacular. Sua força para sair da Terra, e, na verdade, toda a sua capacidade de permanecer no espaço, foi criada pelo homem.
As águias, por causa da sua capacidade de encontrar as térmicas – colunas de ar quente que se elevam do solo – são capazes de permanecer em vôo indefinidamente, muitas vezes sem ao menos mover suas enormes asas. A Colúmbia não era uma águia; era uma simples espaçonave. Por isso, seu destino era mesmo cair de volta à Terra.
A única maneira pela qual poderia ser uma águia seria ter nascido águia – ou renascido como águia.
Este é o problema da maioria de nós – aliás de todos nós. Temos uma certa quantidade de força natural. Por alguma razão, entretanto, não temos força suficiente para chegar até o fim. Alguns parecem começar bem, mas mesmo eles acabam por cair de volta à terra no final das contas. A maioria de nós nem sequer chega a decolar da plataforma de lançamento. Fazemos algum barulho, ensaiamos uma ameaça de vôo, mas decolar que é bom, nada. Às vezes nem barulho somos capazes de fazer e, sem qualquer força, somos derrubados pelo primeiro vento que chega e nos lança ao chão, onde ficamos, esquecidos para sempre – como se nem mesmo tivéssemos existidos.
Recentemente, algumas pessoas extremamente bem – sucedidas, pessoas que chegaram à fama em suas profissões, foram questionadas com respeito às suas próprias vidas. Essas pessoas não eram montes de metal, cujo destino seria cair do céu à Terra mais cedo ou mais tarde. São como águias de verdade – voando e alcançando as alturas.  Quando lhes perguntamos de onde vinha a força que as mantinha no ar, todas deram a mesma resposta.
Deus.
É isso aí. Disseram que a sua força para viver vinha de um relacionamento pessoal com Deus. Ao contrário da espaçonave Colúmbia, que chegara ao espaço pelo esforço humano, todas disseram que haviam tentado o caminho do esforço humano e que fora tudo em vão. Quando, porém, se voltaram para Deus e permitiram que Ele controlasse suas vidas, então começaram a subir.
Você vai dizer: “Deus? Essa é boa! Ele pode ajudar pessoas que já estão com a vida feita, mas comigo é bem diferente!”
Espere um pouco. Deus não é apenas para os famosos, os ricos ou para aquelas pessoas respeitáveis que se vestem bem para ir à igreja no domingo. Deus é para todo mundo. Ele ama os que já estão sem esperança. Ele ama os alcoólatras, os viciados, os que já perderam a força para viver e estão caindo indefesos em direção à destruição no choque com a terra (se não explodirem antes ao reentrarem na atmosfera). Ele ama o desempregado, a mulher que se enredou na teia do adultério e da prostituição, o adolescente solitário, o fracassado homem de negócios.
Ele ama você, e se você permitir, Ele não só lhe mostrará um novo caminho, mas lhe dará a força para viver.
É disto que fala este livro. Força para viver. Há muito tempo o profeta Isaías descobriu esta verdade. O que ele escreveu já foi experimentado por milhões de pessoas nas mais diferentes condições de vida, ao longo de muitos séculos. Chegou a sua vez de por Deus à prova, de permitir que Ele lhe dê a força, não apenas para sobreviver, mas para viver de verdade. Leia o que disse Isaías:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. ( Isaías 40.31 ).

Jamie Buckingham
Melbourne, Flórida.

Nota: Muitas pessoas me escrevem querendo saber como adquirir este livro, bem como o livro O CORAÇÃO DO HOMEM. Como este último é um livro muito antigo e eu não conheço nenhuma editora que o reproduza com as gravuras originais, eu não posso fazer nada a respeito. Quanto ao livro FORÇA PARA VIVER, este livro foi distribuído gratuitamente em 1988, se não me falha a memória, e eu também não conheço nenhuma editora que o reproduza para venda ou distribuição gratuita neste momento. Postei aqui apenas a sua introdução, intitulada “LEIA ISTO ANTES DE COMEÇAR”, não apenas para matar a curiosidade de quem deseja conhecer o conteúdo do livro, mas também por conter uma poderosa e impactante mensagem da qual você poderá tirar bastante proveito.  Leia e releia quantas vezes puder. Isso é tudo o que eu posso fazer no momento.

Se não for possível fazer comentários nesta página, faça-o na página inicial ou por e-mail. Fique à vontade.

Ronaldo Silva.